Dobras mais indicadas

Uso do Origami em diversas terapias. Aplicações e Resultados.

Dobras mais indicadas

Mensagempor VeraSilva » 10 Mar 2010, 18:56

Neste tópico podemos discutir que origami seria mais indicado para trabalhos com pacientes hospitalares, pessoas com dificuldades motoras e/ou psicomotoras.
No grupo Origami Kawakami, por exemplo, alguns de nós pensamos que as dobras mais simples feitas apenas com um quadrado de papel seriam mais indicadas nestes casos.
O que você pensa sobre isto?
Relate suas experiências em usar este ou outro tipo de dobras com pacientes hospitalares, pessoas com dificuldades motoras e/ou psicomotoras.
VeraSilva

Re: Dobras mais indicadas

Mensagempor Vania Passos » 11 Mar 2010, 03:51

Bom, eu não sou da área de saúde, mas sei que uma amiga usa block-folding com pacientes inclusive com problemas mentais.
Acho uma técnica indicada, tanto por ser fácil de dobrar, como por permitir que as pessoas criem suas próprias peças, não tendo que ficar limitadas a diagramas e exercitando sua capacidade de expressão.
Vania Passos

Re: Dobras mais indicadas

Mensagempor Albertina » 26 Mar 2010, 13:09

Vera e Vânia,

Pela minha experiência posso adiantar que de início as pessoas querem coisas fáceis de dobrar e esse é um bom caminho pois cativando o interesse podemos avançar.
Outra coisa que tenho visto é o resultado final. Mesmo sendo dobras simples gostam de ver logo resultado e um modelo bonito. As mandalas resultam em alguns pacientes que demonstrem menos paciência...
Albertina

Voltar para Origami Terapêutico